Lista é uma seleção de contas do Twitter. Os usuários das redes sociais podem criar suas próprias listas para ajudar na organização de suas estratégias de marketing ou assinar listas criadas por outras pessoas. A consulta da linha do tempo da lista do Twitter exibe os tweets escolhidos somente das contas selecionadas.

O Twitter permite que cada usuário crie até mil listas, cada uma com até 5.000 usuários. A ideia das listas do Twitter é gerenciar e orientar as conversas no ambiente do Twitter e ajudar as pessoas ou empresas a acompanharem os tweets de pessoas específicas.

Como criar ou editar uma lista do Twitter

Para criar uma lista do Twitter, acesse sua página de perfil no Twitter e clique na imagem do perfil, na área superior direita da página, para abrir o menu, depois:

  • Clique em Listas
  • Selecione Criar nova lista
  • Insira um título para a sua lista do Twitter e uma descrição, se quiser
  • Marque a caixa de seleção Privada ou Pública para determinar se a lista poderá ser vista por outras pessoas.

No menu da lista do Twitter, é possível editar também as pessoas que você está seguindo. Basta clicar no nome da lista que quiser editar e clicar em Membros da lista.

Como utilizar as listas do Twitter

Adicionar pessoas a uma lista do Twitter é uma ótima maneira de melhorar sua estratégia de listening social. Você pode usar as listas para acompanhar influenciadores, concorrentes, clientes e outros.

Você pode também inscrever-se em listas selecionadas por outro usuário. Acesse o perfil do usuário cuja lista você deseja acompanhar e clique em Listas. Você encontrará uma seleção com todas as listas públicas da pessoa e poderá clicar na que quiser assinar. Quando tiver escolhido a lista correta, clique em Assinar. Esta pode ser uma ótima maneira de acompanhar listas selecionadas sobre um setor ou assunto específico.

As listas do Twitter são um complemento útil para a sua estratégia de rede social. Além do listening e de acompanhar as notícias relacionadas ao setor, você pode:

  • Listar os influenciadores com os quais deseja interagir no futuro.
  • Listar empresas de notícias e repórteres para estabelecer conexões para relações públicas.
  • Listar pessoas que interagem com frequência com suas publicações no Twitter para criar uma coleção de possíveis defensores.
  • Listar seus concorrentes para acompanhar as estratégias de redes sociais deles.
  • Listar os líderes inovadores para extrair inspiração quando estiver procurando conteúdo para produzir, selecionar ou publicar.