Enquanto o marketing ativo (outbound) dá lugar às campanhas receptivas (inbound), as empresas estão descobrindo os benefícios da segmentação de público. Segmentando uma seleção específica de clientes com cada uma de suas campanhas publicitárias, você garante que o investimento de dinheiro será feito onde isso faz diferença. Os profissionais de marketing conseguem um aumento de até 20% nas vendas quando utilizam conteúdo personalizado.

As organizações de hoje percebem que nem todas as mensagens repercutem necessariamente da mesma forma com grupos diferentes de pessoas. Encontrando e atraindo seu público-alvo, você aumenta o impacto das suas ações de marketing.

O que é público-alvo?

Público-alvo é um grupo de pessoas definido por determinados dados demográficos e comportamentos. As empresas costumam utilizar o que conhecem sobre o público-alvo para criar personas que representem o usuário. Essas personas direcionam as decisões para as campanhas de marketing.

Encontrar um público-alvo significa descobrir que tipo de pessoas provavelmente terão maior interesse no serviço ou produto. A maioria das empresas busca informações demográficas como:

  • Sexo
  • Idade
  • Profissão
  • Location
  • Nível de renda ou educação
  • Estado civil

Para que os clientes sintam uma conexão com um produto, serviço ou marca, é preciso que se identifiquem com o conteúdo e o tom da mensagem da empresa. Conhecer o público para o qual você está segmentando cada campanha facilita a tarefa de falar o mesmo idioma. O conhecimento sobre o público ajudará também a concentrar neles suas campanhas pagas nas redes sociais.

Como encontrar um público-alvo

Não existe um público único adequado para todas as empresas. A única maneira de descobrir seu verdadeiro público-alvo é fazer muitas pesquisas. Por exemplo:

  • Pense nas necessidades ou nos pontos problemáticos que seu produto ou serviço resolve. Se sua empresa cria sites, você pode entrar em contato com proprietários de empresas de pequeno porte que não têm profissionais de design atuando internamente na empresa.
  • Analise seus concorrentes: se você conhece seu concorrentes, veja quem é o público-alvo deles. Provavelmente eles estão interagindo com pessoas que também podem ser relevantes para a sua empresa.
  • Reúna insights sobre seus clientes atuais: há muitas ferramentas no mercado que ajudam conhecer melhor o seu público-alvo. O Sprout Social, bem como soluções como Facebook e Instagram Insights, oferecem muitas informações sobre os dados demográficos do seu público.

As empresas podem ter mais de um público-alvo?

Quanto mais pesquisas você fizer com o seu público, maior será a probabilidade de que descobrirá que não tem apenas uma persona de usuário como alvo. Muitas empresas que vendem mais de um produto ou serviço também precisam criar vários perfis de público-alvo. Seu público-alvo pode ser formado por dezenas de padrões diferentes e caberá a você adaptar as suas campanhas a essas personas com base nos seus objetivos.

Felizmente, quanto mais você trabalhar nas informações do seu público-alvo, mais fácil será personalizar suas campanhas. As informações que você tem o levarão até os canais e as estratégias adequados para compartilhar a sua mensagem. Por exemplo, um público altamente visual pode reagir bem a uma campanha no Instagram. Por outro lado, um público mais velho pode preferir o e-mail e o Facebook.

Acompanhando as suas campanhas você poderá aumentar seu conhecimento sobre seu público-alvo com o passar do tempo.