O marketing em tempo real, ou "RTM", é o processo de interagir com os clientes imediatamente com base em notícias e informações recentes. Refere-se à manutenção de uma relação coerente com o seu público utilizando dados inovadores.

Os clientes modernos estão muito mais exigentes e ninguém quer mais esperar 24 horas para receber mais informações. Formas de comunicação imediata como SMS, as mensagens instantâneas e as redes sociais estimulam o surgimento do marketing em tempo real.

>Como funciona o marketing em tempo real

O marketing em tempo real prospera por meio de informações atuais. Para isso pode ser necessário adaptar o seu marketing para adequação às mudanças nos seus próprios dados ou nas alterações de comportamento do público. Opcionalmente, o RTM pode envolver o uso das redes sociais para comentar notícias e responder às consultas dos clientes.

Antes, não era fácil praticar o marketing em tempo real. Quando os profissionais de marketing ficavam sabendo de uma informação ou evento novo, demorava muito até que dessem uma resposta. Agora, com as redes sociais, ferramentas de listening social e automação, o marketing sofreou uma revolução.

Marketing em tempo real e analítica de clientes

O início do marketing em tempo real foi arriscado. Aproveitar os momentos sem ter contexto ou histórico real costuma provocar equívocos publicitários. O monitoramento das redes sociais, da analítica de clientes e de outras ferramentas informativas aliviam esse problema.

Com muitos dados para criar as personas dos compradores e diretrizes sociais, as empresas agora gerenciam melhor o marketing em tempo real. O direcionamento e a segmentação garantem que os sentimentos e as mensagens certos cheguem às pessoas certas. O marketing em tempo real é oportuno e relevante para todo os clientes. No entanto, é necessário ter as ferramentas certas:

  • Ferramentas de listening social
  • Plataformas de automação social
  • Ferramentas de analítica de clientes

Como os profissionais de marketing utilizam o marketing em tempo real

Mesmo com sua natureza de imediatismo, o marketing em tempo real precisa de planejamento. Para ter sucesso, as empresas precisam analisar os quatro principais componentes do RTM:

  • Gatilho: quais informações estão gerando a oportunidade de aplicação do marketing em tempo real? Por exemplo, atualizações da bolsa de valores, previsões do tempo, comemorações nacionais, notícias de última hora ou tendências das redes sociais.
  • Público: quais grupos ou clientes serão envolvidos neste RTM? Por exemplo, clientes em locais específicos, clientes interessados em um nicho específico, clientes que buscam por uma palavra-chave ou pessoas que estão aguardando os produtos retornarem ao estoque.
  • Método: como será feita a comunicação em tempo real? Por exemplo, redes sociais, SMS, e-mail ou mensagem instantânea.
  • Resultado: o que você quer alcançar com o marketing em tempo real? Por exemplo, aumentar o reconhecimento da marca, aumentar a interação como cliente ou melhorar a receita.

Benefícios do marketing em tempo real

O marketing em tempo real é uma resposta à maior pergunta do profissional de marketing moderno: “como faço para que o cliente continue interagindo?”

O marketing hoje está muito mais complexo. As mensagens precisam vencer o ruído cada vez maior da sua concorrência e gerar um impacto duradouro. Isso significa criar as campanhas certas, para as pessoas certas no momento certo.

O marketing em tempo real oferece às empresas a chance de compartilhar a mensagem em um contexto específico. Com isso você consegue ser atual, relevante e informativo para atender às necessidades do seu público. Empregado corretamente, o marketing em tempo real:

  • Oferece uma oportunidade mais ampla de interagir e envolver os clientes
  • Permite que as empresas conquistem credibilidade como líderes inovadores
  • Facilita a composição de campanhas de marketing altamente direcionadas e relevantes