A atribuição multicanal descreve o processo de descoberta de quais vias de marketing da jornada do cliente levam à conversão.

Os clientes de hoje interagem com as empresas por meio de uma infinidade de pontos de contato diferentes, incluindo canais de rede social, mecanismos de busca e backlinks. Com conhecimento sobre a atribuição multicanal, as empresas determinam quais de suas campanhas estão gerando as melhores conversões.

O modelo de atribuição múltipla ajuda os profissionais de marketing a decidir onde colocar as maiores porcentagens do orçamento de marketing, com base nas interações de sucesso com os consumidores.

Benefícios da atribuição multicanal

As jornadas do cliente costumam ser mais complicadas do que parece. Normalmente, não se resumem ao usuário que vê um anúncio e clica imediatamente para adicionar ao carrinho e finalizar a compra, tudo isso em uma única visita. Quando você está decidindo como organizar suas campanhas de marketing, o conhecimento do papel que cada ponto de contato desempenha na geração de conversões ajuda a alcançar os melhores resultados.

A atribuição multicanal dá a cada um dos pontos de contato em sua jornada de compra um determinado valor, para que você possa decidir como a sua estratégia de conversão ideal deve funcionar. Por exemplo, se um cliente visitar sua página do Facebook três vezes antes da conversão, mas visitar sua página do Instagram uma única vez, você saberá que seus clientes utilizam o Facebook para pesquisar mais sobre a marca.

Atribuição multicanal no Google Analytics

A maioria das empresas utiliza o Google Analytics para acompanhar as informações da sua atribuição multicanal. O Google oferece diversos modelos de atribuição:

  • Última interação: modelo que atribui 100% do valor da conversão ao último canal de interação do visitante.
  • Último clique não direto: modelo que atribui 100% do valor da conversão ao último canal clicado ignorando todas as sessões diretas.
  • Último clique do Google Ads: modelo que se concentra no valor do anúncio clicado mais recente do Google antes da conversão.
  • Primeira interação: modelo que atribui 100% da conversão ao primeiro canal com o qual seu cliente interagiu, como uma página social ou anúncio do Google.
  • Linear: modelo que dá a cada interação que seu cliente tem com a sua empresa igual atribuição na jornada para a conversão.
  • Redução do tempo: modelo que dá mais valor aos pontos de contato mais próximos do ponto de conversão em relação ao tempo.

Qual o melhor modelo de atribuição multicanal?

Os modelos de atribuição multicanal linear e de redução de tempo oferecem às empresas mais informações sobre o ciclo completo de compra do cliente. Se você quiser saber exatamente o que o seu público faz antes de comprarem de você, esses modelos serão mais informativos. Os outros modelos de atribuição disponíveis no Google não são oficialmente guias de conversão “multiatribuição”, pois se concentram em um único canal ou na interação com o cliente.

O modelo de atribuição que você deve usar para acompanhar o desempenho de suas campanhas dependerá de vários fatores. Por exemplo, você vai precisar levar em consideração a extensão das suas campanhas de marketing e os caminhos que utiliza para interagir com os clientes.

Se for escolher entre modelos de atribuição multicanal, como os métodos linear ou de redução de tempo, terá que decidir o quanto o tempo é vital para as suas conversões. Empresas com ciclos de vendas mais longos aproveitam melhor o modelo de redução de tempo, pois as interações que seus clientes têm com você mais próximas do momento da conversão podem ter um impacto maior na decisão de compra. Isso é especialmente verdadeiro se você estiver investindo na preparação de vendas.