O marketing receptivo (inbound) é uma metodologia de publicidade voltada para a criação de experiências de valor para os clientes. A ideia é que, ao oferecer momentos relevantes ao seu público, você dará a eles um motivo convincente para continuar com a sua marca.

Os compradores tomam decisões baseadas na emoção. Quando você atrai possíveis clientes para a sua marca por meio de conteúdo ou conversas valiosas e relevantes, satisfaz as necessidades desses clientes. Esses sentimentos positivos geram uma chance maior de fidelizar o consumidor.

O que é inbound marketing?

O conceito de inbound marketing apareceu pela primeira vez em 2005 em resposta à queda na taxa de sucesso das soluções ativas (outbound). Telemarketing, outdoors e anúncios em catálogos não estavam mais funcionando tão bem quanto antes.

Os clientes não querem mais receber marketing anônimo lançado a esmo. Hoje, eles bloqueiam ativamente o conteúdo que não querem ver. Espera-se que 27,5% dos usuários utilizem algum software de bloqueio de anúncios até 2020.

O objetivo do marketing outbound é lutar pela atenção do seu cliente. Com o inbound marketing, você atrai o seu público oferecendo as informações que eles estão procurando. As empresas podem responder às perguntas dos clientes via posts em blogs, esclarecer algumas dúvidas nas redes sociais e proporcionar momentos relevantes por meio de webinars. Todos esses pontos de contato criam confiança, credibilidade e ímpeto para a empresa.

Tipos de inbound marketing

Atualmente, há muitas formas diferentes de inbound marketing disponíveis para as empresas. Em todos os canais, o trabalho para gerar valor permanece o mesmo. As melhores campanhas envolvem a combinação de várias vias digitais e offline para apoiar os consumidores em todas as etapas da jornada de compra. Opções para inbound marketing:

  • Redes sociais: nas redes sociais, as empresas compartilham informações, interagem com os clientes e oferecem atendimento em tempo real.
  • Blogs: os blogs e os artigos permitem que as empresas compartilhem as informações que o público está procurando. Esses conteúdos também complementam as redes sociais e as estratégias de SEO.
  • SEO: com palavras-chave e backlinks gerados por meio das redes sociais e blogs, as empresas aumentam sua classificação nos mecanismos de busca e sua presença online.
  • Eventos e webinars ao vivo: vídeos, transmissões em canais como o Instagram Live e sessões de perguntas e respostas mostram um lado mais humano da empresa.
  • Marketing por e-mail: com e-mails as empresas complementam a estratégia social e continuam cultivando leads para gerar vendas.

Os benefícios do inbound marketing

Em um mundo em que as redes sociais e conexões digitais estão em ascensão, o inbound marketing pode ser a melhor maneira de se promover. A publicidade recebida se alinha melhor com as necessidades dos compradores modernos. Seus consumidores não querem ficar recebendo informações irrelevantes. Pelo contrário, querem ter o poder de escolher eles mesmos e buscar online as respostas de que precisam.

Os métodos de marketing outbound se concentram na entrega de uma única mensagem a um público cada vez mais diversificado. Com o inbound marketing, você cria experiências mais exclusivas e memoráveis para cada um dos seus clientes. Os resultados são:

  • Menores despesas graças aos gastos mais enxutos e concentrados com a publicidade.
  • Melhor reputação da marca e afinidade com o cliente.
  • Melhor interação com os clientes por meio das redes sociais, oferecendo a oportunidade de aprender e evoluir.
  • Maior reconhecimento da marca em vários canais.
  • Melhores oportunidades de contato e colaboração.

As iniciativas de inbound marketing aumentam o valor também com o passar do tempo. Uma forte presença nas redes sociais e um fluxo de conteúdo regular chamam a atenção para a sua empresa por meio da publicidade boca a boca, melhor SEO e melhores resultados.