Os anunciantes do Facebook têm acesso a várias maneiras de alcançar e interagir com seu público-alvo. Uma opção é utilizar os públicos semelhantes do Facebook.

Públicos semelhantes é uma ferramenta de segmentação do Facebook, útil para encontrar clientes cujos interesses e dados demográficos são semelhantes aos de seus atuais clientes ou seguidores. Esta estratégia de segmentação é fácil de implementar, o que a torna uma ferramenta de marketing muito poderosa.

Como o funciona o público semelhante?

Assim como nos "Públicos semelhantes" do Google e "Públicos correspondentes" do LinkedIn, com os Públicos semelhantes do Facebook você pode escolher quais demografias ou recursos deseja segmentar.

O Facebook acessa a sua vasta base de dados de clientes para ajudar você a encontrar os usuários mais qualificados que talvez você não tenha conseguido alcançar antes. Como parte de sua estratégia geral de marketing no Facebook, esse processo ajuda a garantir a otimização do seu alcance, a redução de gastos com anúncios e a melhoria no custo de aquisição de novos leads.

O tamanho e o escopo dos seus públicos semelhantes serão definidos durante o processo de criação. Embora seja tentador tentar alcançar o maior número possível de pessoas, lembre-se de que os públicos menores e mais ligados a nichos geralmente trazem os melhores resultados. O Facebook recomenda manter grupos entre 1.000 e 50.000 pessoas.

Como criar um público semelhante no Facebook

Se você já tem uma lista de clientes, pode utilizá-la para segmentar pessoas com características semelhantes ou simplesmente usar os dados do Relatório de insights de público do Facebook no Sprout Social.

Para criar um público semelhante no Facebook:

  • Selecione um grupo de origem para seu público. Selecione entre fãs da sua página, visitantes do seu site ou listas de consumidores externos.
  • Selecione o tamanho do público desejado. Públicos maiores ampliam o alcance, mas fazem correspondências menos precisas. Públicos semelhantes menores costumam ser mais específicos.
  • Determine os dados demográficos desejados. Decida se há alguma característica específica que você deseja que seu público tenha. Por exemplo, você pode querer alcançar usuários semelhantes ao seu público atual que também residam em uma região específica do mundo. Adicione parâmetros no menu suspenso no Facebook.
  • Crie seu anúncio. Lembre-se de criar o texto do anúncio voltado para o tipo de cliente que você está tentando alcançar.
  • Acompanhe seus resultados. Isso vai ajudar você a criar públicos semelhantes mais eficazes com o Facebook no futuro.