A taxa de cliques é uma métrica de marketing que mede a frequência com que as pessoas clicam em um link, anúncio ou e-mail.

Muitos fatores afetam a taxa de cliques (CTR), entre eles imagens, palavras-chave, texto da chamada para ação e posicionamento do anúncio.

A taxa de cliques compara o número de vezes que alguém clica no seu conteúdo, com o número de impressões que você recebe (quantas vezes o anúncio foi visto). A CTR aparece como uma métrica importante em campanhas de e-mail, de display, nas redes sociais e de pesquisa paga. Alguns exemplos comuns de áreas em que a CTR é medida:

  • Links de e-mail e botões de chamada para ação
  • Anúncios de PPC
  • Links nas páginas de destino
  • Anúncios do Facebook
  • Elementos no site (botões, imagem etc)

Como calcular a taxa de cliques

A taxa de cliques ajuda a medir o sucesso de suas campanhas publicitárias. Por determinar quantas pessoas realmente clicam em seus anúncios, a CTR ajuda na otimização dos anúncios. Aumentar a taxa de cliques é uma das melhores maneiras de gerar mais vendas.

Para medir a taxa de cliques de uma campanha é necessário dividir o número total de impressões pelo número total de cliques. Por exemplo, se um anúncio de software no Facebook gerasse 8.000 impressões e 100 cliques, a CTR seria de 0,8%. Você pode evitar o cálculo utilizando uma ferramenta de publicidade de redes sociais como o Sprout Social.

Uma boa maneira de determinar o sucesso da sua campanha é comparar a sua porcentagem com os parâmetros do setor. Por exemplo, a atual CTR média para publicidade por e-mail é de cerca de 3,42%.

Como otimizar a taxa de cliques

A otimização da taxa de cliques é fundamental para que as empresas aproveitem ao máximo suas campanhas publicitárias. As empresas aumentam a CTR melhorando o desempenho dos elementos que geram cliques, como textos, títulos, linhas de assunto, imagens, palavras-chave e descrições. Alguns métodos disponíveis ou otimização de CTR:

  • Melhorar o texto do anúncio: as palavras que você usar vão envolver ou afastar os clientes. Lembrese-se de falar o idioma que mais agrada ao seu público-alvo.
  • Ajustar a chamada para ação: não use CTAs genéricos e agressivos, como “clique aqui”. Procure destacar os benefícios que o cliente terá se clicar no seu link, por exemplo: “Baixe gratuitamente".
  • Alterar palavras-chave: uma CTR baixa pode ser um sinal de que você está se concentrando no público errado. Ajuste suas palavras-chave ou repense os elementos de segmentação dos seus anúncios.
  • Conheça seu público: é importante conhecer o público que você quer atrair. Quando eles são mais atuantes no canal de marketing que você está usando? De quais palavras e frases eles gostam?
  • Atualização do design: se os seus anúncios contiverem elementos visuais, experimente mudar tudo, das cores às imagens que você utiliza.

A maneira mais fácil de aumentar a taxa de cliques é testar e analisar constantemente as suas campanhas. Ferramentas de marketing para redes sociais como o Sprout Social ajudam a determinar quais dos seus anúncios têm mais sucesso e por quê, e podem até ajudar a descobrir os melhores horários para publicar. Por exemplo, a publicação de anúncios no momento certo no Facebook pode gerar CTR mais alta.